Cases do Banco e Perfil de DNA e Coleta de Condenados de Pernambuco em destaque na Forensics Live #4

A quarta Forensics Live, realizada no dia 01/10 pelo Instagram, mostrou a paixão das duas participantes por um tema que é carro-chefe das perícias criminais nacionais e internacionais. A anfitriã da noite, a Perita Criminal Federal Meiga Menezes (Coordenadora Geral da IF2021) e a convidada de honra Sandra Maria dos Santos – Perita Criminal especialista em Genética Forense e Coordenadora da Conferência de Genética Forense da IF2021, não economizaram adjetivos para uma das trilhas mais tradicionais e esperadas da InterForensics.

Meiga Menezes abriu o bate papo informando que as inscrições para a InterForensics 2021 serão abertas no dia 05 de novembro e poderão ser efetuadas diretamente no site do evento. Em seguida, apresentando a convidada da live, Meiga lembrou que “Sandra é muito conhecida e muito querida no meio forense, sendo até vista por muitas mulheres como inspiração profissional”.

Hoje, a Perita é a dirigente máxima da Perícia de Pernambuco (PE). “A trilha de Genética é muito tradicional na InterForensics, fazendo parte do evento desde a sua primeira edição. Eventos como o nosso promovem o refinamento profissional e proporcionam o conceito da integração e interdisciplinaridade ao incluir abordagens internacionais do tema”, explicou Sandra.

Para ela, a integração com a academia e com instituições fomentada pela InterForensics faz todo o sentido com a rotina pericial. “A gente vive e respira ciência, somos cientistas que aplicam o conhecimento na elucidação de crimes”, lembrou.

Na pauta da Forensics Live, também foram abordados cases como o Banco e Perfil de DNA e o projeto de Coleta de Condenados de Pernambuco, primeiro estado brasileiro a usar a ferramenta. Como exemplo, as peritas citaram o “caso Raquel Genofre”, que aguardou por 11 anos uma solução, que só foi viabilizada pelo projeto de Condenados – ao encontrar em 2019 o criminoso responsável pela morte da menina curitibana. 

  Ao final da live, uma parceria entre a InterForensics e o Forensic Genetics Investigation – FGI, Instituto INFOR e Instituto Proence resultou no sorteio de três inscrições para o 1° Congresso Online de Genética Forense, que acontecerá de 23 a 25 de outubro deste ano. As vencedoras foram @aghataalves25, @dudapanzamaia e @123_edith.