Interforensics

PortugueseEnglish

02 a 05 de novembro de 2021 | Foz do Iguaçu/PR - Brasil

Uma das grandes novidades da InterForensics 2021, a Conferência Internacional sobre Isótopos Forenses vai abordar importantes aspectos e aplicações desta técnica que tem ganhado crescente destaque em função de seu potencial para a geolocalização e atribuição de autenticidade de vestígios criminais.

A técnica isotópica começou a ser utilizada com mais intensidade para fins forenses em meados da virada do século XX para XXI, e hoje, a aplicação deste método em casos periciais já é realizada nos mais modernos institutos de ciências forenses do mundo. Dentre eles, destacam-se o Federal Bureau of Investigation-FBI (EUA), Bundeskriminalamt-BKA (Alemanha), Forensic Explosive Laboratory-FEL (Reino Unido), Netherlands Forensic Institute-NFI (Holanda), Australian Federal Police-AFP e National Police Agency-NPA (Japão), além da própria Polícia Federal brasileira.

Na IF2021, palestrantes brasileiros e estrangeiros abordarão aplicações dos isótopos em áreas como tráfico de drogas, crimes ambientais, fraudes alimentares, antropologia forense,  rastreamento de origem de pessoas desaparecidas, autenticação de obras de arte, dentre outras.

Além disso, teremos um minicurso pré-congresso específico sobre o tema, no qual serão ensinados os fundamentos biogeoquímicos da ciência isotópica e as técnicas geoestatísticas de elaboração de isoscapes e modelos isotópicos de atribuição de origem de vestígios criminais.