Interforensics 2023

Dados do Trabalho


Título

Assinaturas isotópicas dos calcários fossilíferos da Formação Crato, Bacia Sedimentar do Araripe, Nordeste do Brasil

Introdução

A Fm. Crato é mundialmente reconhecida pelo seu rico, diverso e extraordinariamente bem preservado conteúdo fossilífero. Geograficamente, sua extração se dá principalmente nas pedreiras de calcário a sul do município de Nova Olinda (CE). Estratigraficamente, sua unidade carbonática de topo (C6) é onde se registram as mais significativas ocorrências (Viana e Neumann, 1999), e na porção mais inferior desta, o etnoestrato “7 Cortes”, é a que concentra os fósseis dos maiores vertebrados (Corecco et al, 2022), os mais cobiçados.

Objetivos

Identificar assinaturas isotópicas dos calcários fossilíferos da Fm. Crato, portadores dos maiores vertebrados, para uso como identificadoras da sua origem geográfica e estratigráfica.

Parte experimental

Levantamento bibliográfico, tratamentos e análises estatísticas de δ18OVPDB e δ13CVPDB de trabalhos anteriores nos calcários da Fm. Crato e em análogos nacionais e internacionais para verificar sua utilidade como identificador seguro e não-destrutivo.

Resultados e Discussões

Apesar da elevada amplitude de valores dos dados isotópicos analisados, quando plotados em gráfico de dispersão e diagramas de caixa para o total de dados, foi possível identificar um núcleo de valores relativamente estreito e homogêneo, justamente nas amostras referentes ao etnoestrato “7 Cortes” das pedreiras de Nova Olinda. Foram identificados os seguintes padrões estatísticos de δ18OVPDB e δ13CVPDB: médias aritméticas -5,94‰ e +0,9‰; desvios-padrões 0,76 e 0,61; medianas -5,89‰ e +0,73‰; e amplitudes interquartis 1,47 e 1,24, respectivamente.

Conclusões

Isotopicamente, o nível fossilífero mais estimado da Fm. Crato se destaca em relação aos demais, seja estratigraficamente ou geograficamente, tanto entre aqueles da mesma unidade como com aqueles testados para unidades análogas do Brasil e do exterior.

Referências e agradecimentos

CORECCO, L., BEZERRA, F. I., SILVA FILHO, W. F., NASCIMENTO JÚNIOR, D. R., SILVA, J. H., FELIX, J. L. Petrological meaning of etnostratigraphic units: Laminated limestone of the Crato Formation, Araripe Basin, NE Brasil. Pesquisas em Geociências, Instituto de Geociêcias. UFRGS, v. 49, n. 1. Porto Alegre/RS. 2022.
VIANA, M. S., NEUMANN, V. H. L. 1999. Membro Crato da Formação Santana, CE. In: Shobbehaus, C.; Campos, D.A,; Queiroz, E.T.; Winge, M.; Berbert-Born, M. (Edit). Sítios Geológicos e Paleontológicos do Brasil. Disponível em: https://sigep.eco.br/sitio005/sitio005.pdf. Acesso em: 19. mar.2023.

Palavras Chave

Formação Crato, fósseis, isótopos.

Arquivos

Área

Isótopos Forenses

Autores

MARCOS ANTONIO PIMENTEL DE SOUSA, DANIEL RODRIGUES NASCIMENTO