Forensics Live #7 abre oficialmente as inscrições para a IF2021

Estão abertas as inscrições para o maior evento de Ciências Forenses da América Latina. O anúncio foi feito pelo Presidente da IF2021, João Carlos Ambrósio, durante a Forensics Live #7, na noite desta quarta-feira (18/11).

Ao lado da Perita Criminal Lílian de Melo Barbosa, Coordenadora Social e de Comunicação da InterForensics 2021, Ambrósio destacou que os organizadores da conferência estão empenhados em manter o propósito do evento, que consiste em contribuir para a difusão do conhecimento e a troca de experiências e informações relacionadas às Ciências Forenses.

Ambrósio observou que a programação está composta por 18 trilhas temáticas, minicursos e eventos paralelos, e anunciou dois nomes que já confirmaram presença na InterForensics 2021. O primeiro nome é da Subprocuradora-Geral da República, Raquel Dodge, que participará do painel de discussões sobre crimes sexuais, inserido na Trilha Justiça e Sociedade. A segunda confirmação é do especialista na área de investigação e reconstrução de acidentes de trânsito, John Deely, que estará presente na Trilha de Locais de Crimes.

Em relação às parcerias que sempre marcam a InterForensics e que acontecem paralelamente à conferência, Ambrósio lembrou do Encontro da Interpol de Genética (realizado em 2017) e do Encontro da Interpol de Crimes Cibernéticos (em 2019). Para a edição de 2021, a organização firmou também uma parceria com a Colombo Plan, que resultará na promoção do Encontro de Diretores de Laboratórios de Química e Toxicologia Forenses. “Serão mais de  20 diretores de laboratórios forenses de vários países que, certamente, contribuirão com seu conhecimento na área de Química”, sublinhou.

Ainda como novidades para a edição de 2021 da InterForensics, o presidente informou que estão adiantadas as conversas para renovar a parceria com o Comitê Internacional da Cruz Vermelha, focada na realização de um curso de treinamento na área de pessoas desaparecidas.

A Forensics Live #7 contou com sorteio de duas inscrições para o evento (sorteadas para os perfis @thaysgomes e @eng.luisotavio) e de um exemplar do livro Fundamentos de Química Forense (sorteado para o perfil @merciafausto).

Ao final, a Perita Criminal Lílian de Melo Barbosa compartilhou relatos de participantes das edições anteriores do evento, postados no Instagram oficial da IF2021. Ela citou o depoimento de Amarílis Adriana, que fez uma rifa para custear sua participação na InterForensics de São Paulo; e também do Perito Criminal Federal Ronaldo Junior, que ressaltou a importância do evento para fomentar o networking com demais profissionais. O terceiro depoimento foi o do Perito Criminal Anderson Oenning (IGP-RS), que contou ao vivo sobre a importância da InterForensics para o desenvolvimento de sua profissão, desde estudante até se tornar Perito Criminal.

Para estimular ainda mais a participação do público, a organização da IF2021 está promovendo uma campanha até esta sexta-feira (20/11), onde é possível efetuar a inscrição no evento com valor promocional de R$ 400 por pessoa aqui.