Forensics Live News confirma IF2021 100% presencial

Conduzida pela Perita Criminal Lílian de Melo Barbosa, Coordenadora Social e de Comunicação da InterForensics 2021, a Forensics Live News – Parte II, realizada nesta segunda-feira (05.07), contou com a participação de João Carlos Ambrósio (Presidente da Academia Brasileira de Ciências Forenses/ABCF e da IF2021) e dos Coordenadores Gerais do evento, Hélio Buchmuller e Meiga Menezes.

O presidente da IF2021 confirmou a realização 100% presencial do evento em Curitiba, citando uma análise do panorama atual do comportamento da pandemia no Brasil, os números positivos da vacinação e a redução da taxa de infecção – que desenham um cenário de estabilidade com relação à doença, assegurando a decisão do evento físico. “Seguiremos à risca as recomendações sanitárias, criando um ambiente seguro para todos os envolvidos: congressistas, palestrantes, patrocinadores e equipe de apoio”, garantiu.

A IF2021 terá uma programação composta por entorno de 350 palestrantes, 18 Conferências Setoriais e uma série de minicursos com duração de 4 e 8 horas cada. “Neste ano, será oferecido aos participantes um combo de intertrilhas com quatro áreas afins: local de crime, toxicologia, genética e medicina legal”, explicou Meiga Menezes. Também serão realizados novos minicursos como, por exemplo, de isótopos forenses, noções de machine learning na qualificação pericial, qualidade vocal para comprovação de autenticidade de gravações, estudo de colisões envolvendo automóveis e casos resolvidos por meio da análise do solo.

Buchmuller lembrou ainda o preparo e a dedicação com toda a logística da IF2021. “Estamos planejando as palestras, horários, salas e minicursos para oferecer ao participante um local de qualidade e segurança com aproveitamento máximo do conteúdo. Além disso, manteremos a dinâmica e o padrão internacional das edições anteriores, que qualificam a IF2021 como um dos maiores eventos de Ciências Forenses da América Latina”, disse.

Ao final, o Presidente da IF2021 anunciou a parceria com a Polícia Científica do Paraná, e que está em estudo a promoção de um treinamento prático durante a Conferência. Ambrósio fez questão de agradecer aos patrocinadores e apoiadores do evento e reforçou o programa de intercâmbio de jovens pesquisadores brasileiros associados à ABCF, para apresentar seus trabalhos na Academia Americana de Ciências Forenses. Para encerrar, convidou a todos para aproveitarem os valores do primeiro lote das inscrições e a submeterem os trabalhos científicos, ambos com prazo até o dia 31 de julho.