Live esclarece dúvidas sobre a mudança da data da IF2021

Após uma análise criteriosa do quadro mundial e nacional decorrente da pandemia da COVID-19, a organização da IF2021 optou pela mudança da data para o período de 2 a 5 de novembro deste ano, no ExpoUnimed, em Curitiba.

A decisão foi tomada em conjunto entre a Academia Brasileira de Ciências Forenses – ABCF, responsável pela realização da InterForensics 2021, e a Associação Nacional dos Peritos Criminais Federais – APCF, parceira institucional do evento.

“Após avaliar o cenário da pandemia, decidimos alterar a data tendo como foco prioritário a segurança e o conforto dos palestrantes, congressistas e expositores da IF2021”, destacou João Carlos Ambrósio, presidente da ABCF e da IF2021, em live realizada na noite desta quinta-feira (28/01), organizada para prestar esclarecimentos e tirar dúvidas do público sobre as mudanças no calendário. Ele reforçou ainda que o ajuste contribuirá com a qualidade do conteúdo científico que será oferecido, visto que muitos conferencistas internacionais estão impedidos de viajar durante o primeiro semestre devido às restrições de viagens entre alguns países.

Participaram do encontro Hélio Buchmüller e Meiga Mendes Menezes, coordenadores gerais da IF2021, junto com Marcos Camargo, presidente da APCF e presidente de honra da conferência.

Inscrições

A mudança da data gerou muitas dúvidas em relação às inscrições e submissão de trabalhos científicos. Buchmüller esclareceu que os participantes inscritos que desejarem cancelar a participação devido a alteração na data, podem manifestar o pedido enviando um e-mail para secretaria@interforensics.com.br, e o reembolso será feito no valor integral. Ele também observou que será mantido o valor do primeiro lote de inscrições até o dia 31 de julho (inscrições aqui).

A coordenadora da IF2021, Meiga Menezes, informou que os trabalhos científicos podem ser submetidos até dia 28 de junho, com resultados divulgados em 25 de agosto. “As regras de apresentação não foram alteradas e estão à disposição no site do evento”, pontuou, convidando a todos para acompanhar as atividades da programação disponíveis no site, e que não sofrerão nenhuma alteração.

Outros eventos

Um questionamento recorrente feito pelo público da live disse respeito à organização simultânea da IF2021 com o Congresso Brasileiro de Toxicologia – CBTOX, que será realizado em Balneário Camboriú, em Santa Catarina. Ambrósio afirmou que está em estudo a possibilidade da Conferência de Química da IF2021 acontecer em dias alternados a programação do CBTOX, o que possibilitaria a participação nos dois eventos devido à proximidade entre as duas cidades sedes.

Ele também informou que está em análise técnica a possibilidade de realizar as Plenárias da IF2021 em formato híbrido. “Estamos estudando formatos de forma a entregar toda qualidade e excelência que são características da InterForensics”, concluiu.