Interforensics

PortugueseEnglish

02 a 05 de novembro de 2021 | Foz do Iguaçu/PR - Brasil

Comissão Científica

comissão Científica

Rodrigo Mayrink Coordenador Científico

CURRÍCULO

Rodrigo Mayrink

Perito Criminal Federal da Polícia Federal do Brasil desde 2003, atuando nas áreas de perícias em crimes ambientais e perícias de local de crime, dentre outras.
Médico Veterinário, mestre em Perícias Criminais Ambientais, doutorando em Ciências Ambientais.
Membro da Academia Brasileira de Ciências Forenses, da Rede Nacional de Isótopos Forenses e da Associação Brasileira de Medicina Veterinária Legal. Professor da Academia Nacional de Polícia e pesquisador na área de ciências forenses.

Jesus Antônio Velho Coordenador Científico

CURRÍCULO

Jesus Antônio Velho

Perito Criminal Federal, professor doutor de criminalística da Universidade de São Paulo (USP), professor da Academia Nacional de Polícia e do IPOG. Atua como editor de área na Revista Brasileira de Criminalística e na Revista Brasileira de Ciências Policiais.
Graduado em Farmácia-bioquímica e doutor em Fisiopatologia médica pela UNICAMP.
Já elaborou centenas de laudos periciais nas mais diversas áreas da Criminalística, tendo atuado inclusive em casos de grande repercussão nacional, como análise pericial da tragédia de Brumadinho, e da Chacina de Pau D’ arco. Organizou a série de livros “Criminalística Premium” da editora Millennium.

Marcus Andrade Coordenador Científico

CURRÍCULO

Marcus Andrade

Perito Criminal Federal, atuou como chefe do Setor Técnico-Científico no Acre e em Minas Gerais, como responsável pela Gestão Estratégica da Polícia Federal em Minas Gerais e gestor de Grupos de Perícias de Laboratório e Local de Crime.
Mestrado em Ciências Farmacêuticas.
Perito Criminal Federal há 17 anos, já atuou na coordenação de trabalhos periciais de grande complexidade como os Desastres de Brumadinho e Mariana. Membro fundador da Rede Mineira de Ciências Forenses e da Rede Nacional de Isótopos Forenses, atualmente é um dos responsáveis pela implantação do Laboratório Nacional de Isótopos Forenses.

Ana Luiza Lemos Queiroz – Secretária Executiva

Foi estagiária da Polícia Federal, fez mestrado e atualmente doutorado com projetos de genética forense e foi ganhadora do prêmio jovem cientista forense da ABCF + AAFS 2019. 
Bióloga, mestre e doutoranda em genética. 
Desde seu estágio na Polícia Federal vem trabalhando com tráfico de animais silvestres, e na pós-graduação vem desenvolvendo metodologias para identificação de espécies traficadas.  

Coordenações Setoriais

Crimes Ambientais SCPA – VIII Seminário de Perícias de Crimes Ambientais

Luiz Spricigo Jr – Coordenador

Perito Criminal Federal desde 2006, com lotação em Campo Grande, Curitiba e Brasília. Atualmente atuando no Ministério da Justiça, como Coordenador-Geral de Planejamento, Inovação e Integração de Tecnologia da Informação e Comunicação para Segurança Pública da Diretoria de Tecnologia da Informação e Comunicação da Secretaria-Executiva do MJSP.
Formado em Ciências Biológicas.
Atuação principalmente nas áreas de meio ambiente e documentoscopia (especialização). Atuação em gestão da criminalística em Campo Grande e Curitiba, como chefe substituto, e como Diretor do Instituto Nacional de Criminalística.

Cristina Barazetti Barbieri – Coordenadora Adjunta

Perita Criminal do Instituto-Geral de Perícias-RS desde 1997, docente em cursos de especialização na área de Perícia Criminal Ambiental.
Possuí graduação em Ciências Biológicas PUC-RS, especialização em Gestão da Qualidade para o Meio Ambiente PUC-RS, mestrado em Ecologia UFRGS, doutorado em Tecnologia Nuclear IPEN/USP.
Atuação principal, com desenvolvimentos acadêmicos, na área de perícia ambiental. Experiência nas áreas de balística, local de crime e, mais recentemente, gestão pericial.

CMVF – Conferência de Medicina Veterinária Forense

Raimundo Alberto Tostes – Coordenador

Docente da Universidade Federal do Paraná, presidente da Comissão de Medicina Veterinária Legal do CRMV/PR, consultor científico da Associação Brasileira de Medicina Veterinária Legal.
Médico Veterinário, mestre e doutor em Patologia Animal.
Pesquisador na área de anatomia patológica comparada.

Fábio José Viana Costa - Coordenador Adjunto

Atua em Perícias Criminais na área ambiental, perícias de animais oriundos do tráfico internacional de animais silvestres, caçados, vítimas de maus-tratos ou de desastres, como o de Brumadinho.
Graduado em Medicina Veterinária (UFMG – 2000), mestre em Biologia Animal (UnB -2002), doutor em Ciências Ambientais (UnB – 2019).
Desde 2003 é Perito Criminal Federal, Polícia Federal. Desenvolve pesquisas para desenvolvimento de novas metodologias aplicadas à área forense, como análises isotópicas para geolocalização de animais e para detecção de fraudes em alimentos de origem animal.

GFCM – Conferência de Geologia Forense e Crimes Minerários

Camilla Kafino – Coordenadora

Perita Criminal Federal desde 2007, atuando em diversas áreas periciais, com enfoque em perícias de meio ambiente. Esteve à frente da coordenação da atuação da Perícia Federal no caso do óleo no NE. Foi chefe do Setor de Perícias de Meio Ambiente da Polícia Federal.
Possui graduação em Geologia pela Universidade de Brasília (2003), especialização em Sensoriamento Remoto pela Universidade de Brasília (2005), mestrado em Geologia pela Universidade de Brasília (2009) na área de Processamento de Dados Geológicos e Geologia Ambiental e é aluna de doutorado no Programa de Pós-Graduação das Ciências Ambientais da UNB.
Atua nos exames laboratoriais de análises de gemas e joias, minérios e outros materiais. Faz parte da equipe do Laboratório Nacional de Isótopos Forenses.

Isabela Sousa – Coordenadora Adjunta

Trabalhou no Laboratório de Microssonda Eletrônica da Universidade de Brasília de 2016 a 2019.
Geóloga, mestre em Geologia e doutora em Geologia pela Universidade de Brasília.
Perita Criminal da Polícia Civil do Distrito Federal, lotada na Seção de Perícias e Análises Laboratoriais.

ICTRACE – Conferência Internacional sobre Microvestígios: Palinologia, Micologia e Pedologia Forenses

Fábio Augusto da Silva Salvador – Coordenador

Experiência profissional em Geologia prospectiva de ouro, diamantes, cromo e rochas ornamentais em diferentes estados do Brasil, principalmente na Amazônia Legal. Perito Criminal do Instituto de Criminalística de São Paulo por dez anos.
Geólogo, doutor em Engenharia Mineral.
Perito Criminal Federal nos últimos dezessete anos, nos estados de Rondônia e Paraná, chefe da perícia criminal da Operação Lava Jato, Diretor Técnico Científico da Polícia federal de 2018 a 2020.

Adriano Gasparotto – Coordenador Adjunto

Perito Criminal Federal desde 2006, tendo sido lotado no Setor Técnico Científico de Minas Gerais de 2006 a 2015. Desde 2015 lotado no Instituto Nacional de Criminalística em Brasília.
Geólogo formado em 2004 pela Universidade de Brasília.
Atuou durante onze anos na área de perícias em geologia e meio ambiente e desde 2017 atua na área de perícias externas no Instituto Nacional de Criminalística.

ICFG – Conferência Internacional de Genética Forense

Sandra Santos – Coordenadora

Perita Criminal (desde 2001). Gestora do Instituto de Genética Forense Eduardo Campos (2012 a 2014). Gerente Geral de Polícia Científica de Pernambuco (desde 2015). Professora da Academia de Polícia.
Bióloga. Doutora em Biologia Aplicada à Saúde. Mestre em Biologia Celular e Molecular Aplicada.
Atuou na implantação do Instituto de Genética Forense de Pernambuco. Responsável pela interiorização da Polícia Científica de Pernambuco. Gerencia a Polícia Científica de Pernambuco desde o ano de 2015. Professora de Genética Forense na Academia de Polícia.

CQTF – Conferência Química e Toxicologia Forense

Daniel Junqueira Dorta – Coordenador

Professor Associado do Dep. de Química da FFCLRP/USP, atual Presidente da Sociedade Brasileira de Ciências Forenses (SBCF), ex-presidente da Sociedade Brasileira de Toxicologia (SBTox) e ex-Diretor do Comitê Executivo da IUTOX (International Union of Toxicology).
Farmacêutico-Bioquimico, mestre e doutor em Toxicologia e pós doutor em Farmacologia.
Professor de Toxicologia e Química Clínica para o curso de Química Forense da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da Universidade de São Paulo desde 2009.

COL – Conferência de Odontologia Legal

Pedro Emerick – Coordenador

Perito Criminal da Polícia Federal. Chefe Substituto do Setor de Perícias em Medicina Legal e Odontologia Forense da Polícia Federal. Chefe Substituto do Grupo de Identificação de Vítimas de Desastres da Polícia Federal durante as Olimpíadas no Brasil. Atuação em casos como: Identificação das Vítimas do Desastre em Brumadinho, Identificação dos Desaparecidos da Guerrilha do Araguaia, Identificação das Ossadas de Perus.
Graduado pela Universidade de Brasília.
Identificação das vítimas do rompimento da barragem em Brumadinho, Participação no Grupo de Trabalho Araguaia que busca pelos desaparecidos políticos da Guerrilha do Araguaia, Exumações e Necrópsias.

ICQDoc – Conferência Internacional em Documentoscopia

Erick Simões - Coordenador

Desenvolvimento de pesquisas sobre condenações injustas. Atuação nas áreas de Documentoscopia, Química Forense e análise de Locais de Crime. 
Mestre em Direito (UNIMES/SP), Especialista em Direito Processual Civil (UNISUL/SC), Bacharel em Direito (UNIRIO/RJ). Mestre em Química (IME/RJ), Graduado em Engenharia Química (IME/RJ). 
Conteudista, professor e orientador nos cursos de formação e de especialização da Academia Nacional de Polícia (ANP/DPF). Professor em pós graduações em perícia judicial. Coautor e coorganizador do livro “Documentoscopia: Aspectos Científicos, Técnicos e Jurídicos”.

CFJus – Conferência de Ciências Forenses, Justiça e Sociedade

Alberto Malta – Coordenador

Professor de Direito da Universidade de Brasília – UnB, sócio fundador do Malta Advogados e vice-presidente de Comissão da OAB-DF.
Mestre e bacharel em Direito pela Universidade de Brasília – UnB; pós-graduado pela FGV e pelo IDP.
Foi representante do Conselho Federal da OAB no Comitê Gestor do Banco Nacional de Perfis Genéticos. Enquanto advogado da Associação Nacional dos Peritos Criminais Federais, atua ativamente em defesa dos interesses da criminalística e da perícia criminal em âmbito federal.

Natalie Alves Lima – Coordenadora Adjunta

Advogada, sócia e diretora Executiva do Escritório Malta Advogados. Desenvolve pesquisas em Bioética, Direito Médico e Direito Administrativo, com enfoque em servidores públicos.
Bacharela em Direito pela Universidade de Brasília – UnB.
Enquanto advogada da Associação Nacional dos Peritos Criminais Federais, atua ativamente em defesa dos interesses da criminalística e da perícia criminal em âmbito federal.

ICFE – Conferência Internacional em Engenharia Legal

Alysson Medeiros – Coordenador

Policial Federal, desde 2003, com atuação em investigação e Perícia Criminal, bem como em atividades relacionadas à gestão e administração em unidades da instituição.
Doutor em Ciência e Engenharia de Materiais (2019) pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), mestre em Administração Pública com ênfase em Criminalística (2012) pela Fundação Getulio Vargas (FGV/EBAPE), mestre em Engenharia de Produção (2003) e graduado em Engenharia Civil (2000) pela UFPB.
Perito Criminal Federal, atuando principalmente nas áreas de Engenharia Legal e Local de Crime. Autor de trabalhos científicos e capítulos de livros nas áreas de Engenharia Legal e Gestão da Criminalística, e ainda de folhetos de Literatura de Cordel relacionados às Ciências Forenses.

CBaF – Conferência de Balística Forense

Lehi Sudy – Coordenador

Perito Criminal Federal, atualmente chefe do Setor de Perícias Balísticas do Instituto Nacional de Criminalística da Polícia Federal. 
Doutor e Mestre em Ciências Mecânicas (UNB – com período sanduíche na Staffordshire University, Reino Unido), Bacharel e Licenciado em Física (UNB). 
Perito Criminal com experiência em perícias de Local de Crime, Informática, Documentoscopia, Caracterização de Materiais e Balística Forense. Professor em cursos de formação e de pós-graduação na Academia Nacional de Polícia.

Tito Dias Júnior – Coordenador Adjunto

Perito Criminal, Professor e Coordenador do curso de graduação e pós-graduação de Engenharia Mecânica e autor de artigos e capítulo de livro nas áreas de mecânica dos fluidos, transferência de calor, engenharia biomédica e educação em engenharia. 
Pós-Doutor (2004, UNICAMP); Doutor em Engenharia Mecânica (2003, UNICAMP); Mestre em Engenharia Mecânica (2000, FEIS-UNESP); Engenheiro Mecânico (1997, FEIS-UNESP). 
Perito Criminal Federal desde 2009 e Chefe do Setor Técnico-Científico da Polícia Federal em Rondônia desde 2014. Possui experiência em perícias de Local de Crime, Acidentes de Trânsito, Análise de Falhas, Caracterização de Materiais e Balística Forense.

CSIC – Crime Scene Investigation Conference

Bruno Mavignier – Coordenador

Perito Criminal da PCDF desde 2009. Atuação na área de perícia em locais de mortes violentas de 2009 a 2018. Professor da Escola Superior de Polícia Civil – ESPC/PCDF e da Força Nacional de Segurança Pública – FNSP. Instrutor convidado para ministrar palestras em cursos de formação da PMDF e de outras instituições.
Engenheiro Agrônomo. Bacharel em Direito. Especialista em Perícia Criminal. Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Nanociência e Nanobiotecnologia – UnB.
Atualmente exercendo a função de Diretor da Divisão Administrativa do IC/PCDF. Coautor do livro Locais de Crime – Editora Millennium. Atuou como revisor de artigos da Revista Brasileira de Criminalística.

Alexandro Mangueira – Coordenador Adjunto

Perito Criminal Federal desde 2003. Graduado em Farmácia pela Universidade Federal da Paraíba, com doutorado em Química e Biotecnologia, mestrado em Ciências da Saúde com ênfase em Genética, e especialização latu sensu em Genética Forense pela Universidade Federal de Alagoas. É professor da Academia Nacional de Polícia, membro da Sociedade Brasileira de Ciências Forenses, membro da Academia Brasileira de Ciências Forenses, e vice-presidente da Associação Nacional dos Peritos Criminais Federais (2021-2022). Foi chefe titular e substituto do Setor Técnico-Científico da Polícia Federal em Alagoas (2007-2017), chefe titular da Divisão de Perícias e diretor substituto do Instituto Nacional de Criminalística da Polícia Federal em Brasília (2018-2019). Atua nos seguintes temas: Genética Forense, Química Forense, Identificação Humana, Impressões Digitais, DNA de Toque, Criminalística e na pesquisa de materiais e tecnologias com aplicação inovadora em Ciências Forenses.

 

CIAF – Conferência Internacional de Antropologia Forense

Cláudia R. Plens - Coordenadora

Coordenadora do curso de especialização em Antropologia Forense e Direitos Humanos da UNIFESP.
Autora de artigo científico em revistas especializadas como Journal of Forensic Sciences e Ethics, Medicine and Public Health.
Responsável por projetos científicos com financiamentos científicos da FAPESP e HHRRC/AAFS, membro da comissão editorial da revista do Brazilian Journal of Forensic Anthropology & Legal Medicine.
Bacharel, mestre e doutora em Arqueologia.
Professora na UNIFESP de Pós-Graduação em História da UNIFESP, responsável pelo Laboratório de Estudos Arqueológicos (LEA/UNIFESP) e os Grupos de Pesquisa CNPq: Núcleo de Estudo e Pesquisa em Arqueologia e Antropologia Forense (NEPAAF) e Territórios e Direitos Humanos (TDH).

Yara Vieira Lemos - Coordenadora Adjunta

Médica Legista da Polícia Civil de Minas Gerais, atuando no Serviço de Antropologia Forense e Tanatologia Aplicada.
Presidente da Associação Brasileira de Antropologia Forense (ABRAF) 2020/2022.
Professora do Curso de Graduação em Medicina da Faculdade Ciências Médicas de Minas Gerais.
Graduada em Medicina pela UFMG. Mestre em Ciências da Saúde pela CMMG. Especialista em Medicina Legal e Perícia Médica pela ABMLPM – AMB.
Atuação na equipe de Antropologia Forense em resposta aos desastres da mineração da Vale SA (2019) e Samarco SA (2015).

2⁰ Fórum Nacional sobre Crimes Econômico-Financeiros

Júnior Brasil – Coordenador

Em breve

ICCyber – XIII Conferência Internacional em Crimes Cibernéticos

Luiz Grochocki - Coordenador

Perito Criminal da Polícia Científica do Paraná, atual Diretor Geral da Polícia Científica do Paraná, já foi chefe da Seção de Computação Forense da Policia Científica, assessor científico, coordenador do escritório de projetos e chefe de gabinete da Secretaria de Estado da Segurança Pública do Paraná e recentemente ocupou o cargo de Coordenador-Geral de Planejamento, Inovação e Integração de TIC para Segurança Pública do Ministério da Justiça.
Mestre em Tecnologia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC); especialista em Estado Democrático de Direito pela Escola do Ministério Público do Estado do Paraná (FEMPAR).
Membro da Sociedade Brasileira de Ciências Forenses, editor de área da Revista Brasileira de Criminalística, autor de livros como Tratado de Computação Forense e Polícia Científica: transformando vestígios em evidências.

PCF Ivo Peixinho – Coordenador Adjunto

Mais de 25 anos de experiência na área de segurança da informação. Nove anos de experiência em investigação de crimes cibernéticos.
Bacharel em Ciência da Computação pela Universidade Federal da Bahia. Especialista em Segurança da Informação pela Universidade de Brasília.
Perito Criminal Federal da Polícia Federal há 13 anos, tendo atuado em perícias relevantes como a Operação Spoofing e análises das Urnas Eletrônicas na eleição de 2018. Coordenou as análises de código fonte dos sistemas eleitorais em 2016 e 2018 e coordenou equipe nos testes públicos de segurança da urna eletrônica em 2017. Atualmente coordena a comissão temporária da Base Nacional de Crimes Cibernéticos.

ICMedia – Conferência Internacional de Ciências Forenses em Multimídia e Segurança Eletrônica

Roberta Randow - Coordenadora

Perita Criminal do Instituto Geral de Perícias de Santa Catarina desde 2009, lotada no Setor de Perícias em Áudio e Imagem do Instituto de Criminalística. 
Graduada em Fonoaudiologia pela UFRJ e pós-graduada em Linguística pela UGF/RJ e em Voz pelo CEV/SP. Mestranda em Neurocomunicação na Universidade Católica de Murcia/Espanha. 
Professora de cursos de especialização em perícia e do programa de capacitação de peritos oficiais em Comparação de Locutores da Secretaria Nacional de Segurança Pública/MJSP em parceria com o Instituto Nacional de Criminalística da Polícia Federal/MJSP. Membro de comissões científicas de eventos da Associação Brasileira de Criminalística (2016 e 2017) e do ICMedia (2019). Membro associada da Sociedade Brasileira de Neurociências e Comportamento (SBNeC) – filiada à Federação das Sociedades de Biologia Experimental (FeSBE), Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), International Brain Research Organization (IBRO) e Federação das Associações Latino Americanas e do Caribe de Neurociências (FALAN).

Andréa Dresch - Coordenadora Adjunta

Perita criminal no Instituto Geral de Perícias de Santa Catarina e anteriormente na Polícia Científica do Paraná, com atuação principal em exames de evidências multimídia. Experiência prévia como engenheira, atuando com coordenação de testes de sistemas telefônicos. 
Engenheira Eletricista, Mestre em Engenharia Biomédica, Especialista em Segurança Pública.
Professora em cursos de Pós-Graduação na área de perícias audiovisuais. Professora em Cursos de Formação do Instituto Geral de Perícias de Santa Catarina e da Polícia Científica do Paraná. Membro da comissão científica do ICMedia no Interforensics 2019.

 

CIF – Conferência Internacional sobre Isótopos Forenses

Gabriela B. Nardoto – Coordenadora

Professora adjunta da Universidade de Brasília e coordenadora do laboratório e grupo de pesquisa em Isótopos Ambientais (https://eisunb.com). 
Bióloga com Doutorado em Ecologia Aplicada. 
Atual presidente da RENIF (Rede Nacional de Isótopos Forenses), que atua junto à sociedade civil e as forças policiais, na implementação da ferramenta isotópica no combate ao crime. Possui mais de 60 artigos científicos publicados em revistas internacionais, em sua maioria com a metodologia isotópica.

CML – Conferência de Medicina Legal e Perícias Médicas

Daniele Muñoz Gianvecchio - Coordenadora

Médica legista chefe da equipe Bem Me Quer; membro da atual diretoria da ABMLPM, membro da Câmara Técnica de Medicina Legal e Perícias Médicas do CREMESP. 
Formada em Medicina. 
Atua na área de Medicina Legal e Perícias Médicas.

Conferência Patrimônio Histórico e Cultural

Marcus Andrade - Coordenador

Perito Criminal Federal, atuou como chefe do Setor Técnico-Científico no Acre e em Minas Gerais, como responsável pela Gestão Estratégica da Polícia Federal em Minas Gerais e gestor de Grupos de Perícias de Laboratório e Local de Crime.

Mestrado em Ciências Farmacêuticas.

Perito Criminal Federal há 17 anos, já atuou na coordenação de trabalhos periciais de grande complexidade como os Desastres de Brumadinho e Mariana. Membro fundador da Rede Mineira de Ciências Forenses e da Rede Nacional de Isótopos Forenses, atualmente é um dos responsáveis pela implantação do Laboratório Nacional de Isótopos Forenses.