Interforensics

Programação


Filtrar atividades

PROGRAMAÇÃO PRELIMINAR SUJEITA A ALTERAÇÃO SEM AVISO PRÉVIO.

SALA 1
08:00 - 18:00 Conferência

PROGRAMAÇÃO PRELIMINAR

PROGRAMAÇÃO PRELIMINAR SUJEITA A ALTERAÇÃO SEM AVISO PRÉVIO.

SALA 1
08:30 - 12:30 minicurso

Minicurso 2: Psiquiatria Forense: a luz do fenômeno

A Psiquiatria Forense é uma disciplina que exerce a interface entre o Direito e a Medicina, particularmente no campo do comportamento. No Brasil, envolve perícias na esfera criminal relacionada aos exames de sanidade mental, superveniência de doença mental, dependência toxicológica, exame em vítimas, risco de violência ou cessação de periculosidade. A psiquiatria se fundamenta na psicopatologia, ciência de conteúdo fenomenológico, e também na utilização de instrumentos padronizados, ainda incipientes no Brasil. O objetivo deste curso é compartilhar a construção de serviços em Psiquiatria Forense nos Institutos Médico Legais, tendo em vista modelos organizados fora do país como, por exemplo, Canadá. Em sequência, será abordado sobre a psicopatologia da volição e do entendimento, sobre a cessação de periculosidade com relação aos homicídios sexuais, e, por fim, uma análise das violências em massa.
Carga horária proposta – 4 horas.
SALA 1
14:00 - 18:00 minicurso

Minicurso 1: Genealogia Forense: investigação genética e busca de documentos históricos

A Genealogia Genética Investigativa (GGI) é um dos mais novos campos das ciências forenses, muito usada hoje para resolução de casos criminais e de busca de pessoas desaparecidas. Baseada em exames genéticos de ancestralidade e técnicas de genealogia clássica, como a busca de documentos históricos em acervos públicos, o tema tem se popularizado em todo o mundo desde o primeiro caso de sucesso, "Golden State Killer, em 2018 nos EUA. Pelo potencial de resolução de casos criminais e cíveis (como adoções e cidadania), bem como sua natureza interdisciplinar, a GGI vem atraindo a curiosidade e a busca por capacitação entre genealogistas, consumidores de testes comerciais de ancestralidade, operadores do direito, peritos, acadêmicos, investigadores, entre outros.
A proposta do minicurso é abordar aspectos da genealogia genética, como o uso de exames ancestralidade para busca de parentes. Também apresentaremos algumas bases de dados de fontes primárias e secundárias para a genealogia, além de demonstrar seu uso, destacando peculiaridades que podem potencializar a pesquisa.
Carga horária – 4 horas.