Interforensics 2023

Convidado


ALEXANDRE LEARTH SOARES

ALEXANDRE LEARTH SOARES

SAO PAULO / SP

Perito criminal Instituto de Criminalística - Superintendência da Polícia Técnico-Científica do Estado de São Paulo.

Diretor do Núcleo de Exames de Entorpecentes (NEE) desde junho/2022. Professor de Didática do Ensino na Academia de Polícia Civil do Estado de São Paulo, ministrando também aulas de uso do DNA na investigação criminal.

Possui graduação em Farmácia-Bioquímica pela Universidade de São Paulo (2001) e em Direito, também pela Universidade de São Paulo (2012).

Doutor em ciências, com ênfase em Farmacologia (Departamento de Farmacologia, ICB-USP, tese defendida e aprovada em 2009). Durante seu doutoramento participou de estágio em pesquisa no exterior (2005), na Centocor R&D (empresa do grupo Johson&Johnson, EUA) com grant fornecido pela empresa. Realizou estágio de pesquisa na Universidade de Osaka-Japão (2002), na área de terapia gênica.

Exerceu o cargo de diretor do Núcleo de Núcleo de Biologia Instituto de Criminalística, unidade responsável pelos exames de DNA criminal e pela gestão do Banco de Perfis Genéticos do Estado de São Paulo, de 2017 a 2020.

Trabalhou como perito criminal no NAI (Núcleo de Análise Instrumental) do Instituto de Criminalística de São Paulo (IC-SP) de 2010 a 2017 e 2020-2021 emitindo laudos periciais sobre medicamentos e agrotóxicos.

Tem experiência na área de Farmacologia (ênfase em Farmacologia da resposta inflamatória aguda), química analítica (análise de agrotóxicos e medicamentos por HPLC/DAD, HPLC/FL, FTIR, GC/MS, HPLC/MS/MS) e gestão de projetos na área de análise de entorpecentes e de genética forense.

Imprimir

Atividades

Voltar