Interforensics 2023

Convidado


MARCELO CAIADO

MARCELO CAIADO

BRASILIA / DF

Mestre em Ciência da Computação pela Universidade de Brasília e Especialista em Gestão Pública pela Fundação Getúlio Vargas. Assessor-chefe da perícia em TIC do Ministério Público Federal (MPF) desde 2017, onde ocupa o cargo de Perito em TIC desde 2001. No MPF, trabalhou em inúmeras investigações em TIC, abrangendo uma ampla gama de áreas, como ransomware, crime organizado, terrorismo, exploração sexual, vendas ilegais, criptomoedas, privacidade, crimes cometidos por servidores públicos federais, entre outras. De 2008 a 2010 trabalhou investigando crimes cibernéticos corporativos na BlackBerry, no Canadá.

Com experiência nacional e internacional de mais de 20 anos no setor de perícia e de segurança cibernética, ocupou vários cargos de liderança no MPF, incluindo Chefe da Divisão de Segurança da Informação. Coautor dos livros Cyber Risk – Estratégias Nacionais e Corporativas sobre Riscos e Segurança Cibernética, e Técnicas avançadas de investigação – perspectivas prática e jurisprudencial.

Atualmente, é professor convidado em quatro diferentes faculdades, onde ministra aulas sobre tópicos que vão desde crimes cibernéticos e computação forense até segurança da informação, inteligência de ameaças e gestão de segurança. Possui várias certificações ativas na sua área profissional de atuação: GCFA, GCIH, GSLC, CISSP, CTIA, CHFI, CCO, CCPA, CCFC e CRC. Além disso, mantém um site dedicado a perícia digital, resposta a incidentes, segurança da informação, threat intelligence e liderança e gestão: https://dfir.com.br/

Imprimir

Atividades

Voltar