Interforensics 2023

Convidado


MARCIA AIKO TSUNODA

MARCIA AIKO TSUNODA

FLORIANOPOLIS / SC

Engenheira de Computação pela UNICAMP, Mestre em Administração Pública pela FGV, fascinada pela inovação e a inter-relação entre tecnologia, gestão e pessoas. 

Perita Criminal Federal desde 2007, atuou na realização de exames periciais em Palmas/TO e Santos/SP, tendo no período de 2012 a 2021 assessorado o Diretor Técnico-Científico da Polícia Federal no Núcleo de Gestão Estratégica, desenvolvendo o plano estratégico da perícia, coordenando a gestão de projetos, processos e riscos e promovendo a cultura de governança no âmbito das atividades periciais.
Nos anos de 2021 e 2022 atuou no Departamento Penitenciário Nacional (Depen), atual Secretaria Nacional de Políticas Penitenciárias (SENAPPEN), como chefe da Assessoria de Assuntos Estratégicos. Coordenou a elaboração do planejamento estratégico do órgão e executou com sua equipe o projeto de Inovação do Sistema Penitenciário, com a realização de duas edições do Depen Innovation Day (prospecção de startups para resolução de problemas), a obtenção do 2º lugar na maratona de inovação Conexthon 5.0, e a realização do 1º Workshop Nacional de Estratégia e Inovação do Sistema Penitenciário Brasileiro. É autora da Cartilha de Inovação Aberta do Depen e do vídeo "Como inovar na forma de elaborar um planejamento estratégico", da Semana de Inovação 2022, da Enap.
Atualmente é responsável pela Unidade de Gestão Estratégica da Superintendência Regional da Polícia Federal em Santa Catarina e participa da Rede de Governança e Gestão de Santa Catarina. 

Imprimir

Atividades

Voltar