Interforensics 2023

Convidado


JOAO PHILLIPE CARDENUTO

JOAO PHILLIPE CARDENUTO

CAMPINAS / SP

Entusiasta da Forense Digital, formado em Engenharia e Ciência da Computação pela UNICAMP. Atualmente cursa doutorado em Ciência da Computação também pela UNICAMP. Sua pesquisa concentra-se no desenvolvimento de métodos automatizados para detecção de fraudes em artigos científicos e foi reconhecida com o prêmio Google-LARA (Latin America Research Award) em 2022.

 

Sua jornada com a Forense Digital teve início durante sua graduação, onde teve a oportunidade de participar do projeto MediFor, organizado pela DARPA (The Defense Advanced Research Projects Agency) dos Estados Unidos. Esse projeto visava a identificação de manipulações em mídias digitais. Durante o doutorado, ele participou do projeto SemaFor (DARPA), em que colaborou com um time de pesquisadores internacionais para identificação de imagens manipuladas na ciência. Um dos resultados dessa colaboração é um sistema de integridade de imagens científicas (SILA) publicado na revista Scientific Reports - Nature e em fase de testes pela ORI (The Office of Research Integrity - USA). Além disso, teve a oportunidade de contribuir e aprender com a equipe interna de Forense Digital e Visão Computacional durante seu estágio no Google Research.

 

Hoje, ele participa de um grupo internacional e interdisciplinar de pesquisadores para conter organizações possivelmente ilegais que oferecem serviços de ghostwriting para escrever artigos científicos fraudulentos (conhecidos como paper mills).

Imprimir

Atividades

Voltar