Interforensics 2023

Dados do Trabalho


Título

RECUPERAÇAO DE DNA EM AMOSTRAS COLETADAS DE CABOS DE ELETRODOMESTICOS PARA INVESTIGAÇAO DE CRIMES CONTRA O PATRIMONIO NO ESTADO DE GOIAS

Introdução

Em muitos casos de crime contra o patrimônio, amostras de DNA de toque podem ser o único vestígio de autoria disponível, como os casos de furtos com coleta de amostras de cabos de eletrodomésticos. Assim, faz-se necessário avaliar se esse tipo de amostra pode auxiliar as investigações.

Objetivos

Avaliar a recuperação e amplificação de DNA em amostras coletadas de cabos de eletrodomésticos relacionados a crimes contra o patrimônio.

Parte experimental

Extração: PrepFiler Automated Forensic DNA Extraction (Applied Biosystems®), no equipamento STARlet (Hamilton®). PCR quantitativa no equipamento 7500 Real-Time PCR System (Applied Biosystems®) com kit Investigator Quantiplex Pro® (QIAGEN®), no software HID Real-Time PCR Analysis Software (limiar analítico: 0,005ng/uL). PCR com kit PowerPlex® Fusion 6C (Promega®), termociclador Veriti (Applied Biosystems®). Eletroforese no equipamento ABI 3500® (Applied Biosystems®) e análise com GeneMapper® ID-X Software.

Resultados e Discussões

Foram analisadas 44 amostras referentes a investigações do ano de 2018. A maioria das amostras não apresentaram DNA ou tiveram perfis genéticos sem qualidade para análise (90,9% - 40 amostras). Quatro amostras (9,1%) apresentaram perfis genéticos passíveis de análise, entretanto, apenas uma amostra apresentou qualidade técnica para inserção no BPG local, não sendo identificado coincidência genética até a conclusão desse trabalho. A maior concentração de DNA detectada foi de 0,08ng/uL, sendo obtido um perfil de mistura de duas pessoas, com sinais evidentes de efeito dropout.

Tabela 01. Resultados gerais
Concentração (ng/uL) n° de amostras PCR n.° de alelos amplificados n.° de amostras BPG
< 0,005 26 (60%) não -- --
≤0,005 x <0,01 7 (15%) sim 6 a 24 alelos --
≥ 0,01 11 (25%) sim 3 a 27 alelos 1
Total 44 (100%) 18 (40%) -- 1

Conclusões

Os resultados demonstram que amostras coletadas de cabos de eletrodomésticos são pouco promissoras no auxílio às investigações.

Referências e agradecimentos

TOZZO, P. et al. Touch DNA sampling methods: efficacy evaluation and systematic review. International Journal of Molecular Science, v. 23, 2022.

Palavras Chave

DNA de toque, cabos, patrimônio.

Arquivos

Área

Genética Forense

Instituições

Polícia Técnico-Científica de Goiás - Goiás - Brasil

Autores

NIGELA RODRIGUES CARVALHO, ANTONIO JOÃO PINHEIRO TESTA, AMANDA RODRIGUES OLIVEIRA