Interforensics 2023

Dados do Trabalho


Título

EXAME GRAFOSCÓPICO DAS ASSINATURAS DA PINTORA TARSILA DO AMARAL NAS OBRAS APREENDIDAS PELA POLÍCIA CIVIL/RJ NA “OPERAÇÃO SOL POENTE”

Introdução

A análise pericial de obras de arte está representada pela aplicação de metodologia de abrangência transdisciplinar, agregando estudos artísticos/históricos, macroscópicos, merceológicos, laboratoriais físico-químicos, incluindo estudos
grafoscópicos (1). A grafoscopia é definida como parte da Documentoscopia “que estuda as escritas com a finalidade de verificar se são autênticas e, em caso contrário, determinar a sua autoria” (2). A análise grafoscópica das assinaturas da pintora Tarsila do Amaral agrega um maior valor de mercado à obra, visto que garante sua idoneidade.

Objetivos

O objetivo deste trabalho foi determinar a autenticidade das assinaturas atribuídas à pintora modernista Tarsila do Amaral nas obras denominadas ”Sol Poente”, “Pont Neuf” e “O Sono”.

Parte experimental

O método utilizado é o grafocinético, baseado na comparação entre duas escritas, uma de autoria conhecida e outra com autoria a ser identificada, envolvendo as etapas de análise, comparação e avaliação (3). Na fase de avaliação, o perito
identifica os elementos discriminadores da individualidade gráfica de um punho escritor.

Resultados e Discussões

Para o confronto foram utilizados os padrões da pintora Tarsila do Amaral vistos em obras obtidas em acervos dos museus do Rio de Janeiro. Estes padrões satisfizeram os requisitos essenciais: autenticidade, contemporaneidade, adequabilidade e quantidade, observando-se a mesma técnica de produção, exemplificado nas imagens seguintes.

Conclusões

Analisados os padrões gráficos da artista, em relação aos seus hábitos gráficos, procedeu-se à minucioso exame comparativo com os escritos questionados, encontrando compatibilidade entre eles, indicando sua autenticidade.

Referências e agradecimentos

1. Thaumaturgo, N.; Souza, C.R.F. - http://www.policiacivilrj.net.br/publicacoes/evidencia/evidencia-ano-v-numero-25-dez-2022.pdf.
2. L.B. Mendes. Documentoscopia. Porto Alegre (1999) 9-11.
3. S. Feuerharmel. Análise Grafoscópica de Assinaturas. Campinas (2017) 1-8.

Palavras Chave

Exame grafoscópico, perícia em obras de arte, autenticidade.

Arquivos

Área

Documentoscopia

Autores

CLAUDIA REGINA FERREIRA DE SOUZA, NILTON THAUMATURGO, ROBERTO LIARTH, VALTER FELIX, ANDRÉ PIMENTA, RENATO FREITAS