Interforensics 2023

Dados do Trabalho


Título

REVELADOR MAGNETO-FLUORESCENTE PARA IMPRESSOES PAPILARES

Introdução

Devido à complexidade que um local de crime pode oferecer, tem-se a constante necessidade de aprimoramento de metodologias, no que diz respeito à perícia papiloscópica, que irão contribuir para a elucidação dos fatos delituosos. Um dos vestígios mais encontrados é a impressão papilar latente que predominantemente é revelada por meio do método do pó devido à praticidade e aplicabilidade em diversos tipos de superfícies. Tendo em vista o aumento da demanda destes produtos e as dificuldades associadas à importação dos mesmos, vem-se buscando novos materiais que ofereçam uma revelação adequada.

Objetivos

Desenvolver um pó magneto-fluorescente para a revelação de impressões papilares latentes e avaliar o seu desempenho em superfícies lisas.

Parte experimental

Realizou-se uma mistura física dos compostos e do corante fluorescente, sintetizado em laboratório, até obter um pó uniforme.

Resultados e Discussões

Os resultados preliminares indicam que o revelador possui afinidade com compostos orgânicos, aderindo de forma seletiva nas cristas papilares de impressões depositadas em lâminas de vidro.










Figura 1. Comparação entre o pó revelador verde fluorescente da Sirchie® (esquerda) e o revelador desenvolvido (direita) em impressões sebáceas (A) e naturais (C). B e D se referem as imagens A e C,respectivamente, em escala preto e branco.

Conclusões

O revelador adere predominantemente em resíduos orgânicos. À luz UV (365 nm) a fluorescência contrasta em superfícies escuras e mistas resultando em uma revelação nítida sob vidro, podendo ser melhorado com o ajuste da imagem para preto e branco. À luz ambiente, o revelador se assemelha ao pó revelador branco convencional.

Referências e agradecimentos

FIGINI, Adriano Roberto da Luz et al. Datiloscopia e Revelação de Impressões Digitais, Editora Milenium, São Paulo, 2012.

CAPES pelo financiamento

Palavras Chave

método do pó, fluorescência, magnetismo.

Arquivos

Área

Áreas forenses

Instituições

UFRGS - Rio Grande do Sul - Brasil

Autores

ANGELIKA VON SCHMUDE, RICARDO MEURER PAPALÉO, CRISLE VIGNOL DILLENBURG, NAIRA MARIA BALZARETTI