Interforensics 2023

Dados do Trabalho


Título

METODO DE EXTRAÇAO E ANALISE DE DADOS EM CELULARES APLICADO PELA POLICIA FEDERAL (PF) NOS CASOS DE APREENSAO DE ENTORPECENTES

Introdução

O aumento do volume de dados dos celulares implica maior consumo de recursos na elaboração dos laudos, desproporcionais à mão de obra qualificada disponível. Tornou-se necessária a avaliação dos processos previamente definidos para elaboração de documentos periciais com uso de ferramentas forenses, disponibilizadas pelo Núcleo de Criminalística da Polícia Federal do Estado de São Paulo. Ao elaborar o método proposto, as etapas necessárias para a confecção de um laudo foram isoladas e avaliadas quanto à criticidade e grau de conhecimento exigidos.

Objetivos

Redução de tempo de emissão de laudos periciais.
Definição de etapas e habilidades para desenvolvimento do processamento com pessoal de apoio e maior objetividade.

Parte experimental

O método consiste em:
Delimitar as etapas para confecção dos laudos: 1. Recebimento, 2. Rompimento do Lacre e Identificação, 3. Isolamento, 4. Extração Simples/ Disponibilização, 5. Métodos Adicionais de Extração e Perícia, 6. Análise, 7. Verificação, 8. Exclusão de Arquivos, 9. Emissão de número de laudo pericial, 10. Análise Detalhada, 11. Geração Relatório Digital, 12. Documentação/ Geração do Laudo e 13. Arquivamento.
Definir etapas atribuídas a pessoal de apoio: A norma publicada pelo Ministério da Justiça (2013) aponta que peritos criminais podem contar com auxiliares treinados e supervisionados. Indica também que a manipulação de evidências deve ser apenas feita pelos peritos. Dessa forma, somente as etapas 4 e 11 envolvem pessoal de apoio.
Definir critérios de avaliação dos dados: Perito deve receber informações sobre caso e pessoas envolvidas para estabelecer ponto inicial de busca por evidências do crime. O objetivo é buscar vestígios de autoria e culpabilidade, além de identificar pessoas associadas ao tráfico de entorpecentes.
Ferramentas de apoio: Duas ferramentas foram utilizadas: uma para verificação dos dados, desenvolvida no Paraná e adaptada em São Paulo; outra para exclusão de arquivos, desenvolvida em São Paulo.

Resultados e Discussões

A aplicação do método tem sido realizada no Estado de São Paulo com resultados satisfatórios.

Conclusões

O método apresentado reduz tempo na elaboração de laudos periciais; ele ainda endereçou as questões de manterem-se a integridade e a preservação dos indícios coletados, remover o enviesamento das análises dos vestígios e reduzir o volume dos dados disponibilizados para o sistema judicial.

Referências e agradecimentos

Procedimento Operacional Padrão Perícia Criminal. Ministério da Justiça Secretaria Nacional de Segurança Pública. Brasília, 2013.

Palavras Chave

Tráfico de drogas, smartphones, laudo, processo, método, otimização

Arquivos

Área

ICCyber

Instituições

Polícia Federal - São Paulo - Brasil

Autores

MURILO DA COSTA MAMEDE