Interforensics 2023

Dados do Trabalho


Título

NANOMARCADOR MAGNETICO-FLUORESCENTE PARA IMPRESSOES DIGITAIS

Introdução

O exame pericial com pós reveladores para marcas latentes de impressões digitais depositadas em superfícies, seja em local de crime ou laboratório, detém a capacidade de identificar indivíduos pelo contraste provocado pela aderência de materiais sólidos às secreções naturais da pele humana. Apesar de ser uma técnica simples, a praticidade, rapidez, e a eficácia estimulam desenvolvimentos contínuos para essa aplicação, buscando aumentar a qualidade e, consequentemente a confiabilidade da técnica e dos reveladores. Nanomateriais sintetizados com características magnéticas e fluorescentes foram desenvolvidos buscando obter características de revelações a nível 3 de detalhes, i.e., a presença e marcação de poros.

Objetivos

Desenvolver uma rota química para obtenção de nanomateriais de características magnética e fluorescente e, avaliar a sua eficiência na obtenção de detalhes de poros em marcas papilares.

Parte experimental

A síntese do nanorevelador seguiu a metodologia adaptada de Reis e Oliveira(1,2). O estudo com impressões digitais latentes seguiu os métodos do International Fingerprint Research Group3, com n = 4 doadores e sob vidro.

Resultados e Discussões

Observou-se que o material apresentou adesão ao fragmento e à superfície, porém, visualiza-se um forte contraste do desenho das cristas reveladas com a superfície marcada. A interação dos grupos funcionais da sílica (¬–OH) com a superfície de vidro aplicado aos testes deverá ser melhor avaliada pela modificação superficial das nanopartículas. Observou-se a presença de múltiplos poros nas IDs, demonstrando que as características nanométricas dos materiais podem trazer fortes benefícios a qualidade das revelações.

Conclusões

As imagens coletadas após revelação das impressões digitais naturais latentes do estudo, mostraram que o nanomaterial com superfície de sílica apresentou forte aderência aos resíduos, possibilitando que detalhes de poros presentes nas impressões digitais pudessem ser observados, evidenciando que o tamanho do revelador influencia fortemente a qualidade das revelações.

Referências e agradecimentos

1 Reis, Cassio F. Nanopartícula magnético-fluorescente, seu processo de obtenção, seu uso e um processo de revelação de impressões digitais. BR 102020012164-2 A2. Depósito: 17/06/2020.
2 Oliveira, E. M. N., et. al. Chem. Phys, Chem., 17 (2016) 3176 – 3180.
3 International Fingerprint Research Group (IFRG). 64 (2014) 177.

Palavras Chave

Nanomaterial, revelação, impressões-digitais.

Arquivos

Área

Perícias Externas

Instituições

Universidade Federal do Rio Grande do Sul - Rio Grande do Sul - Brasil

Autores

CASSIO FERNANDO REIS, ELISA MAGNO NUNES DE OLIVEIRA, MICHÈLE OBERSON DE SOUZA, LEANDRA FRANCISCATO CAMPO